segunda-feira, 30 de abril de 2012

55 dias a remar

O que era para ser uma travessia marítima que duraria 30 dias, transformou-se numa aventura épica de 55. Quantro remadores australianos - Nigel Cherrie (35), Martin Berka (37), Andrew McCowan (28) James Blake (24) - resolveram remar os 2500 km no Mar da Tansmânia, onde encontraram bastante mau tempo que teve como consequência alguns "acidentes" de percurso tais como o piloto automático avariado e leme e carrinhos partidos. Sobreviveram e com sucesso! Chegar foi um alívio mas uma sensação de conquista única, tal como Blake diz: "Foi a coisa mais dura que fiz na vida. Fisicamente foi muito, muito difícil, mas foi sobretudo, do ponto de vista psicológico, um desafio épico".

sábado, 28 de abril de 2012

Nas águas de Montemor

O tempo não tem estado famoso mas Pedro Fraga e Nuno Mendes não têm deixado por isso de levar a cabo mais um estágio pré-olímpico na pista olímpica de Montemor-o-Velho. Tendo começado no passado dia 23, o estágio prolonga-se até dia 30, altura em que os dois atletas partirão para Belgrado, na Sérvia, onde irão disputar dias 4, 5 e 6 de Maio a primeira Taça do Mundo de Remo deste ano. Embora o treino varie todos os dias, começa logo por volta das nove da manhã e de novo cerca das cinco da tarde, o mesmo inclui treinos de água e ginásio. A par da dupla olímpica, encontram-se em Montemor quatro outros atletas em estágio. Trata-se da equipa nacional de LM4-, composta por Jorge Correia, Ricardo Carraco, Diogo Pinheiro e Nuno Coelho. Os quatro irão também disputar a Taça do Mundo em Belgrado, e mais tarde a regata de apuramento em Lucerna, o seu objectivo é conseguirem ocupar um dos lugares ainda disponíveis nesta classe para os Jogos Olímpicos. Se conseguirem, Portugal terá, pela primeira, seis atletas de remo nuns jogos olímpicos. Seria espectacular!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Força Filomena!

Filomena Franco é a remadora que irá representar Portugal nos Jogos Parolímpicos de Londres 2012 na classe 1xAS F. Até lá tem ainda três meses para se preparar da melhor forma e nada melhor do que uma regata em Gavirate, Itália, para verificar se os treinos estão a correr como é esperado. A regata é já este fim de semana, dias 28 e 29, e compreende a distância de 1000 metros. Em 2010 Filomena trouxe ouro de Itália. Como será que se vai portar este ano?

quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Therefore pain is a good thing"


 

Há fenómenos que são difíceis de entender e a paixão dos ingleses pelo remo é, certamente, um deles. Possivelmente não há país no mundo onde este desporto tenha tanta popularidade como nas terras de Sua Magestade e este video da CNN, muito bom, por sinal, ajuda um pouco não só a perceber essa paixão como também nos faz entender melhor que os seus heróis olímpicos nesta "arte" são tão humanos como nós, com sonhos, receios, e problemas como qualquer pessoa. 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Remadores que também são pais


O pai Drew Ginn (à esquerda)..

O remo é um dos desportos em que os atletas podem competir até uma idade mais avançada. Existem campeões olímpicos na casa dos 40 anos. Posto isto, o mais normal é que cada vez se vejam mais e mais remadores que também são.. pais! O tempo que estes atletas passam fora de casa, em treinos, estágios, regatas internacionais, etc, é muito. Graças às tecnologias é possível disfarçar a distância e de alguma forma encurtá-la. Mas pai que é pai, gosta e quer ter sempre os filhos ao pé, acompanhar cada passo e sentir-se acompanhado. O remador do 2- australiano Drew Ginn, medalhado em Pequim, e agora do 4- que irá estar presente em Londres, para se manter inspirado nunca sai sem uma fotografia dos seus filhos, nem sequer para uma prova! 

e os seus filhos! 

sábado, 21 de abril de 2012

Uma a uma foram aparecendo


Patrícia, Ariana, Marta, Patrícia, Bárbara, Rafaela, Inês e Bárbara!

Numa altura em que cada vez se vê mais crianças "presas" à televisão, video jogos e todos e qualquer tipo de consolas, desde que sentadas no sofá, em que a obesidade infantil é uma realidade evidente é de dar os parabéns a este grupo de meninas - e a qualquer grupo parecido de algum modo -  que pelo menos três vezes por semana, mais sábados e domingos, se desloca até um clube e pratica algum tipo de actividade.

Não é só a actividade em si. é o grupo, a união, a amizade que cresce, o sentido de responsabilidade que as começa a acompanhar. é bom ver-se tanta cara bonita e tanta alegria todos os dias!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Final LM4- WRC


AUS, ITA, GBR, CHN, DEN, SUI

A prova "lightmen 4 sem timoneiro" - LM4- - no Campeonato do Mundo de Remo 2011, que teve lugar em Bled, Eslovénia. Foi a primeira prova de apuramento que o remo teve para os Jogos Olímpicos 2012 em Londres. Esta foi sem dúvida muito disputada, desde os primeiros 500 metros que todas as tripulações se mostraram cheias de vontade de querer vencer e levar uma medalha para casa, uma vez que o seu lugar nos JO já se encontrava assegurado. As tripulações que não conseguiram passar à final A, e portanto apurar para os JO, têm uma segunda oportunidade no próximo mês, na Taça do Mundo em Munique. Haverá uma tripulação portuguesa a tentar a sua sorte nesta mesma prova.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

8+


Dilemas humanos


Aproxima-se o Ramadão. O remador britânico de origem marroquina, Mohamed Sbihi, apurado para os Jogos Olímpicos em Londres, encontra-se perante um dilema: A fé ou a paixão e luta por um sonho que é o remo?  Seguidor e praticante da religião muçulmana, deveria no dia 21 de Julho dar início ao período de jejum - alimentos sólidos e líquidos - durante o dia, que caracteriza do Ramadão. Acontece que coincide com o início dos JO, e ponto alto da sua carreira como remador, e comprometerá a sua prestação certamente. Após longas horas de reflexão e conversas com a família, chegou a um compromisso. Cumprirá o Ramadão, apenas adiará o seu início para após os JO e rezará todos os dias. Com 2,03 metros de altura, é um dos maiores e mais pesados atletas do 8+ britânico que irá lutar por uma medalha de ouro já no próximo mês de Julho.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mais um record do mundo, no feminino

Cinco remadoras juntaram-se numa equipa - The Row for Freedom - e propuseram-se a atravessar o Atlântico. Não só conseguiram este feito, bem como bateram o record do mundo em cinco horas, atingindo a marca das 45 horas. Dizem que para conseguir este record o maior truque, foi mesmo, remarem nuas! Parece que o sal que se acumulava na roupa tornava a fricção com a pele muito grande e incómodo e portanto optaram por tirar a roupa. ""We spent a lot of time rowing naked because when the sea water gets inside your clothes it increases friction against your skin which can cause sores," says Debbie Beadle, Skipper of the Row for Freedom team." Foi a primeira equipa feminina a atravessar com sucesso as 2600 milhas entre as Ilhas Canárias e os Barbados, mas asseguram que sempre que se aproximavam de terra colocavam a roupa. Utilizaram uma rota antiga de transporte de escravos entre a Europa e o continente americano e conseguiram deste modo angariar fundos para a A21 Campaign e ECPAT UK, campanhas contra o tráfico humano.