terça-feira, 31 de julho de 2012

E os adversários de Portugal nas meias são ...


Após as duas provas de repescagem desta manhã, já se sabe quais são as 12 equipas das duas meias finais da categoria de LM2x. Das 12, nove são do velho continente, Portugal, Alemanha, Dinamarca, França, Grécia,  Hungria, Itália, Noruega e Reino Unido. Quanto às outras três, uma, a cubana, é do continente americano, enquanto as outras duas,  o Japão e a Nova Zelândia, vêm dos Orientes. Portugal vai disputar a segunda semi-final da categoria, na Quinta-feira dia 2 as 11.00, e vai estar lado a lado com as equipas de Cuba, Noruega, Gra-Bretanha, Franca e Hungria. As finais - A e B - estao agendadas depois para dia 4, Sábado.  

Momentos do dia 03












domingo, 29 de julho de 2012

Que prova!



Numa das suas provas mais espectaculares de sempre, o Nuno e o Pedro ficaram em segundo lugar na sua eliminatória de LM2x dos Jogos Olímpicos de Londres, esta manhã na pista olímpica de Eton Dorney. Partindo muito bem, a dupla saiu em terceiro lugar atrás das duas equipas favoritas, as equipas de Itália e do Canadá, mas a partir sensivelmente do meio da prova passaram para a frente e só se deixaram ultrapassar pelos vencedores, os italianos, a poucos metros da meta. Com este resultado, as duplas de Itália e Portugal passaram directamente às meias finais, que vão ter lugar dia 1 de Agosto pelas 10.00, enquanto as restantes três da eliminatória, o Canadá, Egito e Índia, vão à repescagem dia 31 de Agosto.

Os novos recordistas

A dupla neo-zelandesa Eric Murray e Hamish Bond bateram o recorde do mundo da categoria de M2- por uns impressionantes seis segundos, na sua eliminatória desta categoria dos JO de Londres, alcançando o tempo de seis minutos e oito segundos. Sem nunca terem perdido nenhuma prova desde 2009, Murray e Bond destronaram os anteriores outra dupla bem conhecida nesta categoria, a de James Cracknell e Matthew Pinsent, a qual tinha o recorde desde 2002.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O grande espectáculo está aí


Esperada, desejada e mais que imaginada (parece que vai ter galinhas e tudo), a tão baladada cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres é hoje, finalmente. Começa às 21.00 e a RTP1 vai transmití-la, em directo, mas para quem a quiser ver online, aqui fica um link para  o canal Euro Vision Sports Live ( http://www.eurovisionsports.tv/london2012/index.html ) que vai transmitir a cerimónia na íntegra. Este canal, aliás, deve ser dos canais online o que vai ter uma cobertura mais extensa de todos os jogos pelo que é uma boa alternativa para quem gosta destas coisas mas não tem muito tempo para se refastelar em frente duma "telly".


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Domingo, às 11.10.


Domingo, às 11.10, o Nuno e o Pedro entram em campo, ou melhor na água. A organização dos JO anunciou à pouco a distribuição das 20 equipas do LM2x pelas quatro eliminatórias iniciais da prova e ficou-se a saber que a nossa dupla vai estar na primeira das quatro, e que vai ter pela frente as equipas do Canadá e de Itália (qualquer uma delas bastante forte) e as do Egito e da Índia (teoricamente menos fortes, mas nunca fiando). Os dois primeiros classificados passam directamente às semi-finais, no dia 2 de Agosto enquanto as restantes equipas disputarão dia 31 a prova de repescagem, onde ainda podem garantir um lugar nas semi-finais.



Mais informações no site da FISA

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sábado começa


Já são conhecidos os horários provisórios das provas de remo nos JO. É possível que ainda venham a sofrer algumas alterações, no entanto já se pode ter uma ideia dos ditos. As primeiras eliminatórias começam já sábado de manhã mas as do LM2x, onde o Nuno e o Pedro vão participar, estão agendadas para domingo, dia 29, a partir das 11.00 da manhã. As equipas que não tiverem passagem directa às semi-finais mas que ainda vão à repescagem voltam a entrar na água dia 31 (terça-feira), perto das 10.30 da manhã. As semi-finais C/D serão dia 1 de Agosto (quarta-feira), enquando que as semi-finais A/B serão no dia seguinte, às 10h50. Quanto às finais, estão agendas para sábado, dia 4. 



terça-feira, 24 de julho de 2012

Já em Londres


Ontem de manhã o Nuno e o Pedro voaram para Londres, com o treinador Mark Emke e o fisioterapeuta Nuno Nogueira. Do aeroporto Sá Carneiro seguiram para Gatwick, a sul de Londres, onde se encontraram com alguns membros do Comité Olímpico de Portugal e de seguida foram para a localidade de Egham, onde permanecerão as próximas duas semanas. Ao contrário da maioria dos atletas dos 204 países que vão participar nos Jogos Olímpicos, os quais vão ficar na Aldeia Olímpica, os do remo vão ficar numa faculdade próxima da pista de remo de Eton Dorney Lake, a 40 km de Londres,  onde as provas da modalidade se vão disputar. 

sábado, 21 de julho de 2012

Os adversários no LM2x



A oito dias do início das provas de remo nos Jogos olímpicos o Nuno Mendes e o Pedro Fraga ficaram a saber, oficialmente, quem vão ser as outras 19 equipas que vão disputar a prova de LM2x. Das 20,  nove são europeias (Alemanha, Dinamarca, França, Grécia, Hungria, Itália, Noruega, Portugal e Reino Unido), quatro são do continente americano (Argentina, Canadá, Cuba e Uruguai), quatro asiáticas (China, Hong-Kong, Índia e Japão), duas da Oceania (Austrália e Nova Zelândia) e uma do continente africano (Egipto). Com base nos resultados alcançados nas Taças do Mundo deste ano, as que têm mais hipóteses de alcançar medalhas são as da Nova Zelândia, Grã-Bretanha, França e Itália.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Notícias leoninas


O assunto está resolvido, ou pelo menos assim parece. No seguimento da saída do Nuno Mendes e do Pedro Fraga do Sport Clube do Porto para o Sporting Clube de Portugal, a direcção do Sport instaurou uma providência cautelar ao SCP para, supostamente, tentar impedir a saída dos dois atletas do clube. A poucos dias do começo dos Jogos Olímpicos, porém, a providência foi considerada improcedente o que em termos práticos significa que por um lado o SCP é oficialmente um clube inscrito na Federação Portuguesa de Remo enquanto por outro, o Nuno e o Pedro Fraga podem a partir de agora representar as cores leoninas sem qualquer tipo de impedimento. É caso para dizer que podemos voltar a pensar só no remo, ou quase. 

Aqui fica o comunicado no site oficial do Sporting Clube de Portugal 

sábado, 14 de julho de 2012

A passagem da tocha olímipica por Henley

Como parte da sua passagem por meia Grã Bretanha a tocha olímpica também teve direito a passar em Henley Upon Thames, a localidade britância com mais tradições no remo. E como a sua passagem por esta bonita terra tinha que ficar ligada ao remo, a organização dos jogos teve a brilhante ideia de a fazer descer o Tamisa junto a Henley num scull de oito que tinha como o porta-tocha o famoso remador olímpico britânico Sir Steve Redgrave, e como tripulação jovens remadores dos dois clubes de remo locais. Bonito!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Veteranos em Viana


Depois dos juniores e séniores, dos infantis, iniciados, juvenis e adaptados, chegou a vez dos veteranos competirem no Campeonato Nacional Veteranos de 2012, em Viana do Castelo. Com uma distância de 1000 metros, a provas vão ter lugar  na praia da Argaçosa, no rio Lima, sábado dia 14 de Julho. Com mais de 350 atletas de diferentes escalões de veteranos, é possível constatar que o remo é de facto um desporto sem limite de idades. As provas começam às 11h e terminam às 12h10 e é de certo uma boa razão para se ir a esta bonita cidade minhota neste fim de semana. O remo, e os atletas participantes, agradecem.

Programa Nominal

terça-feira, 10 de julho de 2012

A Taça é henriquina


Sábado foi dia de remo em Viana do Castelo. A festa, a XXV Taça de Portugal, fez-se da parte da tarde com as condições do tempo e da água melhores que as do ano passado. Participaram menos clubes que na Taça do ano passado, mas o nível competitivo foi bom e algumas das provas permitiram bons despiques. No 1x feminino a Patrícia Batista levou a vitória para o Ginásio, enquanto no 1x masculino - tal como já tinha acontecido no Nacional de Verão em Montemor o Velho - o Caminhense ganhou a prova, apesar de ser um atleta diferente, Cláudio Rodrigues. O 4x feminino foi ganho pelo Infante e na prova rainha, o 8+, foi o Caminhense que levou o título para casa. Apesar destas vitórias do clube de Caminha, contas feitas, a Taça este ano foi para o Clube Infante Dom Henrique de Gondomar, um dos clubes que mais vitórias conseguiu nas 25 edições já disputadas da Taça. 

Resultados

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Taça


No próximo dia 7, Sábado, em Viana do Castelo, o rio Lima vai receber os remadores nacionais que irão disputar a Taça de Portugal 2012. A começar às 15h, com a prova de 1x Feminino, a última regata do evento será a prova rainha - 8+M - às 18h10. O clube que vencer mais provas levará a Taça para casa, será que este ano irá haverá um novo vencedor, ou será que o Clube Naval Infante D. Henrique vai repetir a vitória da época passada?

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A festa de Henley, em fotos

Com os próximos Jogos Olímpicos mesmo à porta, a Regata Real de Henley deste ano poderia ter dado um pouco menos nas vistas que as edições dos últimos anos, mas não. A festa voltou a ser cheia de vida e de pecularidades à inglesa, e o público fez-se representar em grande número nas margens do Tamisa ao longo do centenário percurso da regata, a juzante da cidade de Henley-Upon-Thames. Com a ajuda de alguns dos muitos presentes que combinam a paixão do remo com o hobby da fotografia, aqui ficam alguns "snapshots" do que foi esta regata tão diferente. 


Duas embarcações em prova, depois de terem passado a famosa ilha de Temple que se situa a meio do percurso. Em todas as regatas, os barcos participantes são acompanhados por  um barco a motor clássico, de madeira, onde vai embarcado o árbitro, o treinador de cada equipa, e ainda um convidado de cada um dos dois barcos. 

Para além das provas, e da festa em terra, há quem faça também festa dentro de água como é o caso destes foliões que montaram uma mesa de banquetes no seu mini-barco e que, vestidos a rigor como manda a etiqueta da regata, assistem, regalados ao passar dos diferentes barcos. 

Outro pormenor do ambiente de festa, aqui da "festa em terra",  já perto da linha da chegada

Serão remadores, outros participantes activos, ou meros espectadores, vestidos "God knows how"?

A galeota real Gloriana que este ano foi o "barco" oficial da Coroa Britânica na regata. 

O digno representante de um dos muitos clubes presentes na regata, vestido a rigor e com o escudo do clube no seu original "suit". 

E este senhor, que será? Pelo menos tem pinta de ter passado um "good time" na regata. 


Mais um pormenor do colorido da regata, estes bonitos remos clássicos, com pinturas "clubistícas". 



terça-feira, 3 de julho de 2012

Um dia diferente


É preciso treinar muito, de preferência com um bom acompanhamento, para se ser atleta e evoluir ao longo do tempo, é preciso dedicação, organização de tempo e espírito de sacrifício. Foi sem dúvida um Sábado diferente no mundo do remo. De manhã ouviram-se o fisiologista e treinador de remo, Eduardo Oliveira e Pedro Figueira, e o treinador de judo, João Neto, falar sobre a nova mentalidade que se vive em termos de treino. Cada um trouxe um ponto de vista diferente sobre o treino, já que trabalham em diferentes áreas ainda que sempre relacionados com o treino, no entanto todos estão de acordo com o que é preciso para se ser atleta e evoluir no mundo desportivo. Já da parte da tarde pôde-se ouvir Pedro Fraga, Nuno Mendes e Filomena Franco falar sobre o percurso que os levou até a topo como atletas. Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas em que várias pessoas poderam saber como estes atletas se sentem nos diferentes momentos ao longo da época, a importância da família em todo o processo, como foi possível conciliar estudos com um apuramento olímpico, que conselhos deixam aos jovens de hoje que poderão ser os próximos olímpicos. Antes do dia terminar com um leilão de roupa desportiva em segunda mão, como forma de angariação de fundos para o clube que teve esta iniciativa, a Associação Académica de Coimbra, o atleta João Santos deu a conhecer um projecto que está a desenvolver, com o apoio de diferentes personalidades da modalidade, "Movimento para um Remo Melhor". Este projecto tem como principal objectivo dinamizar a modalidade, organizar diferentes provas ao longo da época e atrair mais jovens a praticar desporto.